CONHEÇA O INSTITUTO DA CRIANÇA COM DIABETES DO RIO GRANDE DO SUL

//

O diabetes é um problema sério que afeta a produção de insulina no corpo, o que dificulta a quebra da glicose no organismo. Atualmente, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), são 422 milhões de pessoas atingidas pela doença no mundo. No Brasil, são mais de 13 milhões de cidadãos impactados pela patologia.

Infelizmente, diversas crianças sofrem com esse distúrbio. Pensando nisso, surgiu o Instituto da Criança com Diabetes do Rio Grande do Sul (ICDRS), que tem como objetivo ajudar crianças e jovens a tratar diabetes Tipo 1 e Tipo 2. Criada em 2004, a entidade privada sem fins lucrativos atende mais de 4 mil pacientes.

Os atendimentos são gratuitos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e tem parceria com o Grupo Hospitalar Conceição (GHC). Assim, cada paciente tem acesso a especialistas como endocrinologistas, nefrologistas, oftalmologistas, psiquiatras, enfermeiras, nutricionistas, psicólogas, dentistas, assistentes sociais e educadores físicos para cuidar da saúde.

O que o Instituto oferece

Hospital-Dia: Aberto das 8h às 17h, atende casos de diagnóstico recente, complicações agudas e diabetes descompensado. Caso o paciente não apresente melhoras, é solicitada a internação no Hospital da Criança Conceição ou no Hospital Nossa Senhora da Conceição.

Ambulatório: oferece assistência interdisciplinar aos pacientes, com profissionais de diferentes áreas focados em melhorar a saúde dos jovens.

Hot-Line: uma linha telefônica específica para ajudar pacientes e familiares a resolver e tomar as medidas necessárias em crises de diabetes sem sair de casa. O objetivo é evitar o deslocamento desnecessário até o Instituto.

Assistência, Tratamento e Orientação Sobre Saúde Bucal: portadores de diabetes têm mais chances de desenvolver cáries e problemas bucais. Por isso, a equipe odontológica presta atendimento especial na precaução desses problemas nos pacientes.

Programa de Educação Continuada em Diabetes Tipo 1: Em formato de 15 vídeo-aulas com uma equipe multidisciplinar, acontece de segunda à sexta, às 9h30min ou às 14h. A sessão do dia sempre tem a participação de um médico ou técnico do ICDRS para tirar as dúvidas que possam surgir.

Esses são alguns dos serviços oferecidos pela Instituição. Para conferir a lista completa e suas especificidades, acesse aqui.

Quem pode participar?

O programa é focado em jovens, de 0 a 20 anos, já que a maioria dos casos de Diabetes Tipo-1 acontecem nessa faixa etária. No entanto, os cuidados são focados até a pessoa completar 25 anos de duração da doença. Isso porque os pacientes com mais de 25 anos de patologia que estão livres de insuficiência renal, dificilmente apresentarão esse sintoma no futuro.

Se interessou pelo trabalho incrível do ICDRS? Então confira todos os detalhes sobre o Instituto no site https://www.icdrs.org.br/.

O ICDRS é uma das instituições apoiadas pelos Sócios do Bem. Saiba aqui no site como fazer sua doação a este projeto e deduzir até 6% do seu Imposto de Renda.

Compartilhe: